O conjunto de edifícios chamado Bosco Verticale traz a fantástica proposta de viver em uma floresta sem deixar de lado as comodidades de um apartamento.
Localizado no distrito de Porta Nuova, em Milão, são quase uma versão moderna dos jardins suspensos da Babilônia e mostram que a tecnologia e a natureza podem andar de mãos dadas. O Bosco Verticale foi projetado por Stefano Boeri, Gianandrea Barrecae Giovanni La Varra como parte do projeto de remodelação do distrito histórico de Milão.
O maior dos edifícios tem 26 pisos, enquanto o menor deles possui 18 andares. O impressionante é a maneira como a construção faz uso das sacadas dos apartamentos para abrigar as mais de 900 árvores, 4 mil arbustos e 15 mil espécies de vegetação rasteira que compõem a fauna do local.
Os edifícios são equipados ainda com sistemas de reciclagem de água e irrigação, além de painéis solares fotovoltáticos. Mas talvez um dos maiores benefícios seja o fato de que presença desta vegetação ajuda a criar um microclima no local, enquanto as plantas ainda filtram a poeira, absorvem o dióxido de carbono, produzem oxigênio e protegem os moradores da radiação e da poluição.
Últimos posts